Classe Médica

Classe Médica
"É vedado ao médico discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto." (Capítulo IV, Art. 47, Resolução CFM nº 1.246/88, DE 08.01.88)

Com essa justificativa, e inspirados pelos casos de xenofobia ocorridos atualmente, criamos este blog para melhor compreender e avaliar a conduta e a participação dos médicos frente às questões sociais.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Posição interessante



“... em 2014, a xenofobia ultrapassou os limites do tolerável, e a ladainha enfadonha de ‘culpar’ uma região (micro) pelo resultado nacional (macro) não só permanece como ganha mais adeptos. Não se deram conta de que o discurso do ‘nós podemos ter opção’ e ‘eles não’ é tão ridículo como defender o voto censitário, ou desigual. A legitimidade da igualdade de opção é tão igual quanto. Por que os critérios de escolha do ‘outro’ estão ‘errados’ enquanto os ‘meus’ estão ‘certos’? Como é que se aponta o dedo para o outro e diz: errado (?).
Não se deram conta de que o mapa político 2014, no sentido de opção de votos por unidade da federação no segundo turno, é igual ao de 2010 (com exceção do DF), que é muito parecido com o de 2006. Não se deram conta de que as regiões sul, sudeste e centro-oeste concederam mais de 29 milhões de votos à situação enquanto as regiões norte e nordeste menos de 24 milhões, ou seja, a situação obteve ‘só’ 5 milhões de votos a mais no sul, sudeste e centro-oeste. Aliás, sequer fazem diferença entre norte e nordeste ou sul e sudeste.
Não se deram conta de que Minas Gerais e Rio de Janeiro não fazem parte do sul e de que Roraima, Acre, Rondônia idem. Não se deram conta de que São Paulo (repleta de nordestinos) não faz parte do sul, e proporcionalmente, foi o estado de maior ‘oposição’ no segundo turno. Não se deram conta de que quase sete milhões de sulistas (gaúchos, catarinenses e paranaenses) votaram em favor da situação, contra 9,5 milhões na oposição.”

Confira a matéria completa por  Luiz Fernando Ozawa 28/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário